Preocupações dos Pais

Escola Secundária de Amarante
Preocupações dos Pais da Escola Secundária de Amarante

·         Cantina, como a comida é confecionada e apresentada. Sabor da água. Existe um descontentamento generalizado que se deve ao facto de a cantina estar a funcionar em contentores devido ao atraso nas obras da Escola.

·         Pavilhão Desportivo, Estudar a possibilidade de voltar a existir ginástica acrobática. A disciplina de educação física não está a ser lecionada nas devidas condições, o que desmotiva os alunos, nomeadamente: O sistema de aquecimento da água do banho está deficitário o que leva a alguns alunos a não praticarem educação física e não existem secadores de cabelo. As Instalações do Amarante Futebol Clube não são apropriadas.

Cantina e Pavilhão Desportivo por se tratar de assuntos de extrema importância para os alunos a Associação de Pais decidiu efetuar uma petição que será entregue ao secretário de Estado e Presidente do Conselho Diretivo da Escola Secundária de Amarante.  

Petição Entregue a 29/11/2017 

·         Actualização do Portal Sige
Resolvido 

·         Existe atraso na entrega dos livros escolares. Alguns alunos têm tirado fotocópias para estudo.
Resolvido 

·         Rampa para entrada de pessoas com dificuldades motoras e sinalética lugar de deficiente no parque.
Pendente

·         Colocar lombas nos dois sentidos na Estrada Nacional
Pendente

·         Para as atividades de lazer dos alunos e até final de Dezembro vai ser disponibilizado uma mesa de matraquilhos e uma mesa de ténis de mesa. Este equipamento vai ser gerido pela Associação de Estudantes que será responsável pelo controlo do tempo de uso por aluno.
Pendente



No dia 29/11/2017 foi entregue a Petição ao Exmo Sr Secretário de Estado da Educação - Dr João Costa, conforme publicado no nosso site, elaborada pelo nosso estimado colega Advogado José da Cunha Gonçalves com colaboração do colega Albano Gaspar. Este documento foi entregue em mão durante a visita do Secretário Estado à nossa Escola pela nossa ilustre e estimada Presidente da Associação Susana Maria Machado Ribeiro.

Para que fique registada a petição que juntamente com o ramo foi oferecido ao Sr Secretário de Estado da Educação:


EXCELENTÍSSIMO SENHOR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO


A, ASSOCIAÇÃO DE PAIS, da Escola Secundária de Amarante e os demais Peticionantes;
Vem, por este meio exercer, DIREITO DE PETIÇÃO

Em conformidade com o dimanado nos artigos 2.º, n.º 2, e n.º 4, Art.º 3.º, Art.º 4.º, n.º 1 e n.º 3, Art.º 5.º, Art.º 6.º, n.ºs 1 a 3, Art.º 8.º, n.ºs 1 a 3, Art.º 9.º, Art.º 13.º, n.ºs 1 a 3, e Art.º 28.º, todos da lei n.º 43/90, de 10 de agosto, atualizada pela Lei n.º 45/07, de 24 de agosto e Lei n.º 51/17, de 13 de julho, e demais normas legais, estatutárias e regulamentares em vigor, o que fazem nos termos que se seguem, colocando as questões para as quais solicitam a V.ª Ex.ª as respostas com a maior celeridade e empenho em prol do SUPERIOR INTERESSE DOS ALUNOS E DA ESCOLA, primacialmente, bem como dos pais/encarregados de educação da Escola Secundária de Amarante.
Como é do conhecimento geral, a Escola Secundária de Amarante é uma escola envolvida no novo projeto-piloto - “ Autonomia e Flexibilidade Curricular “ - originando maior exigências aos alunos do 2.º e 3.º ciclo, passando, entre outras exigências, pela criação de novas matérias que terão de coexistir com as já existentes. Está ainda referenciada pelo sucesso dos alunos a nível académico e social, de méritos e honra;
Uma escola digna de reverência por parte dos órgãos governamentais que compõem o Poder Administrativo Central deste país.
Cumpre deste modo saber:
1-  A suspensão das obras de edificação, nomeadamente o edifício destinado ao funcionamento da Cantina/Refeitório, abriu obstáculos aos alunos e demais colaboradores na vida escolar impedindo os serviços auxiliares na persecução no bom desempenho das atividades refletindo-se um mau estar geral da comunidade escolar e principalmente na do Aluno.
A cantina/refeitório está a funcionar em contentores industriais de mínimas condições de utilização, onde o calor ou o frio são constantes fenómenos que impedem o bom funcionamento do serviço, bem como a permanência dos alunos e auxiliares no seu interior.
O resultado desta lamentável situação em que vivem os alunos desta escola reflete-se no consumo de Fast Food fora da escola e cada vez mais o recurso à lancheira.

Quanto tempo mais se assentirá ignorar este estado de indigência em que se encontram os alunos desta Escola.

2-  Não menos importante é a ausência de um Pavilhão Desportivo, por não estarem concluídas as obras necessárias ao seu funcionamento.
As aulas são lecionadas nas instalações do Campo de Futebol Clube do Amarante, sem condições de desporto para crianças, uma vez que o mesmo está adaptado ao futebol para adultos e ao ar livre.
Não obstante, a educação física contar para nota final, é premente tomar medidas sérias para por termo as condições degradantes e depressivas em que vivem os alunos;

De que servem as iniciativas governamentais empenhadas em “projeto-piloto” em promover a participação de alunos e docentes em projetos de natureza cultural, científica ou desportiva que contribua para o desenvolvimento integral dos alunos e permitam a representação da escola perante a comunidade; Se não oferecem condições para a sua execução.

3-  Posto que, atento ao que supra fica exposto, e ponderando as notícias recentemente publicadas nos órgãos de comunicação social sobre a Segurança nas Escolas, cumpre informar, no que a esta Escola diretamente respeita, foi no passado dia 22 do corrente mês, atropelada uma aluna junto a uma passadeira.
O motivo deste infeliz acontecimento está relacionado com o local por onde estão a sair os alunos no final do dia, junto a uma via pública com bastante tráfego de veículos, que, se não fosse a suspensão na conclusão das obras na Escola Secundária, a saída dos alunos estaria a ser efetuada junto a uma outra via onde o tráfego é praticamente exíguo e num só sentido de marcha.

Quantas vezes mais, será necessário repetir-se o episódio do dia 22 de novembro, para que medidas sérias sejam levadas acabo e se acabem com as aparências, concluindo-se as obras que se encontram suspensas.
A Associação de Pais da Escola Secundária de Amarante, pretende com a presente missiva, dar a conhecer a V.ª Ex.ª, entre outros, que aqui não ficam referenciados, os reais problemas que a comunidade desta escolar, Alunos, docentes, auxiliares e demais funcionários, enfrentam para dar resposta as necessidades, essenciais, dos Alunos.

Pelo exposto, solicitamos a V.ª Ex.ª, que se digne, junto dos órgão competentes do governo, intervir no sentido de empenhar os mesmos na concretização das obras e a respetiva conclusão, pondo desse modo termo aos atuais problemas que datam de vários anos e consequentemente invitaram futuros constrangimentos na vida da Escola Secundária de Amarante.

Apelando, mais uma vez, à competente intervenção de V.ª Ex.ª, com a adequada urgência.
Espera resposta.

Amarante, 29 de novembro de 2017

Os Peticionantes, Representantes dos Pais da Escola Secundária de Amarante


Sem comentários: